Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, vem realizando um monitoramento no Twitter para identificar a manifestação dos usuários sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018. Desde então, Lula e Bolsonaro têm sido os candidatos com mais comentários que indicam a possibilidade de voto ou não voto. Em abril foram capturadas 15.305 interações com o tema. O estudo é feito para avaliar o que as pessoas andam dizendo no Twitter e não expressa a real intenção dos votantes brasileiros, já que não necessariamente quem emitiu a sua opinião é um eleitor ativo.
Repetindo o resultado do mês anterior, o pré-candidato do PSC, Jair Bolsonaro, foi o mais mencionado entre os 24 monitorados. Dos 5.089 tweets que continham a hashtag com o seu nome, 77,5% indicou uma intenção de voto positiva, demonstrando apoio ao político conservador. Já Lula, possível candidato pelo PT, se manteve em segundo lugar, mas obteve uma aprovação maior em relação a março, mesmo estando preso. No total foram 4.847 menções com o seu nome e a maioria, 64,4%, indicou que votaria nele. Dessas interações, 37,36% expressavam um sentimento positivo quando falavam do candidato, contra 24,16% que postaram frases com um tom mais negativo e a maioria, 38,48%, neutro. No mês anterior, o índice de rejeição ao petista superava o de aprovação.
O monitoramento
Realizado durante o mês de abril, o monitoramento detectou tweets que continham hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras.
O processo também identificou algumas expressões de sentimento positivas ou negativas relacionadas a cada post, que expressavam o sentimento do usuário com relação à sua declaração. Os termos usados em comentários positivos encontrados foram brasil, ninguém e mudar. Já os termos negativos foram votaria e aécio.
O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.
Sobre a Scup Social
Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.
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