Logo do HTML Dog

Projeto leva danças populares em escolas de Samambaia


O PROJETO PULSADA POPULAR, do bailarino e professor Alan Mariano, realizará por oito meses oficinas de danças populares para crianças de 11 a 14 anos do ensino integral e para adultos (do EJA) no Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia Norte.

A proposta vem de encontro ao trabalho desenvolvido por Alan Mariano, que também participa do núcleo de coordenação do Espaço Imaginário Cultural de Samambaia. Com patrocínio do FAC, o PULSADA POPULAR tem em seu conteúdo a aplicação de oficinas de expressão corporal que passeiam por ritmos brasileiros como o Frevo, Maracatu, Coco, Ciranda, Xaxado e Bumba-meu-boi.  Alan é estudante do Curso de Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB), integrante do Balé Flor do Cerrado, Grupo de Frevo Meninos da Ceilândia e realiza uma sólida pesquisa sobre as Danças Populares, sempre viajando e dialogando com amantes e profissionais da área.

Os estudantes que fazem parte do projeto também participarão da construção de croquis e adornos para os figurinos que serão utilizados nas coreografias montadas durante o processo. As oficinas são realizadas nos turnos matutino e vespertino, exclusivamente para estudantes, porém, no turno noturno estão abertas à toda a comunidade de Samambaia.

Serão realizadas duas apresentações no meio e no final do processo, sendo uma na escola e uma em evento cultural da cidade. (Sarau Complexo) O projeto propõe reflexão acerca das danças populares tradicionais e seu contexto sociocultural, por meio de discussões teóricas e vivências práticas da diversidade cultural brasileira, imprimindo a força da dança nas experiências corporais próprias de cada participante.

Alan Mariano defende que a cultura popular faz parte crucial da formação da identidade nacional, devendo assim, ter o mesmo peso e valorização que outras manifestações culturais. Segundo o bailarino, as danças populares brasileiras estão ligadas ao cotidiano, aos ciclos festivos e acontecimentos da vida de um povo e ainda contam historias através dos movimentos, dos cantos e queé possível agregar elementos teatrais ao seu fazer. 

Todo o processo será registrado em vídeo e os professores, coordenadores pedagógicos, direção escolar, produção do projeto e pais serão entrevistados
para, ao final, ser editado um vídeo teaser, que será disponibilizado na internet, com a finalidade não somente de divulgar o trabalho, mas também de inspirar outros projetos em escolas públicas do DF.

As oficinas são realizadas gratuitamente todas as quartas-feiras
Matutino: 9h30min às 11h30min
Vespertino: 14h30min às 16h30min
Noturno: 19h30min às 21h30min (aberta à comunidade)
Data das apresentações: A definir, de acordo com o calendário escolar.

PULSADA POPULAR - FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Alan Mariano
Monitora Assistente: Luciana Cavalcante
Fotografia e vídeo: Lucas Viana
Designer Gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Produção: A guiar Produções e Cia. Fábrica de Teatro/DF
Apoio: Espaço Imaginário Cultural e CEF 404 De Samambaia Norte
Fomento: FAC- Fundo de Apoio a Cultura

Contato: (61) 98279-0507/5561-3039-3212
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário