Em nova pesquisa, realizada pelo Instituto Axiomas Brasil, em janeiro de 2018, o cenário para a reeleição do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) demonstra uma situação nada animadora para o socialista, que irá enfrentar um cenário eleitoral bastante nebuloso para o seu futuro político.
Para calcular esses votos do segundo turno, são excluídos da amostra, os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Em simulações para o segundo turno, em que Rodrigo Rollemberg enfrentaria possíveis candidatos, como Jofran Frejat (PR-DF) e Alberto Fraga (DEM-DF), a disputa terminaria em desfavor ao representante do PSB no DF. Contra os dois políticos apresentados, Rollemberg apresenta menos da metade das intenções de votos dos eleitores.
Contra o deputado federal Alberto Fraga, Rollemberg teria apenas 38% das intenções de votos em um possível segundo turno. Já contra o ex-deputado Jofran Frejat, a diferença seria ainda pior, já que o sociailsta conseguiria apenas 27% dos votos validos.
A pesquisa de segundo turno, aponta intenção de votos muito baixa para o atual governador. Após três anos de desgaste e com diversas categorias do serviço público em atrito com a gestão atual, Rollemberg já acumulou uma reprovação recorde no DF.
Outros cenários
As simulações para o segundo turno também abordaram outras opções de candidatos. Em uma disputa direta entre Alberto Fraga e Jofran Frejat, o candidato do PR aparece com 57% das intenções, contra 43% do candidato do Democratas.
Uma corrida para todos
A disputa para 2018 pelo cargo maior do DF será bem apertada, possuindo candidatos e seus partidos de olhos bem firmes no Palácio do Buriti. E essa disputa promete ser intensa até o dia das eleições. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Axiomas Brasil, no Distrito Federal, em janeiro de 2018, com 912 eleitores, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 3,5%. O cenário apresentado foi em pesquisa estimulada com os nomes dos candidatos em possíveis cenários de segundo turno, sendo apresentados ao eleitor para sua definição de intenção de voto.
0 comentários:
Postar um comentário