Logo do HTML Dog

Escorpiões são encontrados em Samambaia, Zoonoses da dicas

Veja as dicas do departamento de zoonoses de Sanambaia em uma visita a minha residência depois que alguns escorpiões foram encontrados. Veja o que fazer para evitar este animal peçonhento.

A presença de animais em casa não é algo agradável para a maioria das pessoas, mas quando o assunto é animais peçonhentos a coisa muda de figura e de um simples infortúnio passa-se para uma preocupação é muito grande já que animais peçonhentos é o mesmo que venenosos e portanto nocivos à saúde das pessoas que residem naquela casa. Dentre os animais peçonhentos um dos que causa mais pavor nas pessoas é o escorpião e ele é um visitante indesejável, mas infelizmente presente em muitas casas de nossas cidades.
Depois de muitos anos morando em diversas casas e apartamentos nunca tive o infortúnio de ter encontrado teste animal, mais recentemente aluguei uma casa para morar com minha família enquanto faço a conclusão da construção para então me mudar definitivamente pra ela. Neste imóvel começou a aparecer alguns escorpiões e naturalmente isso trouxe muita preocupação não só por aqueles que apareceram mas também no que eu deveria fazer para evitar a presença de outros no futuro.

Dicas para evitar a presença deles

Acho que é desnecessário dizer que a primeira coisa que fiz foi matar esse animal. Depois disso entrei em contato com departamento de zoonoses da prefeitura da minha cidade informando o problema e à regularidade que estava acontecendo. Eles agendaram uma visita e depois de alguns dias veio um técnico da zoonoses a minha casa e fez uma análise detalhada do imóvel e de muitos aspectos relacionados a ela.
Ele não encontrou nada que pudesse justificar a presença desses animais peçonhentos, como sujeira, entulho e outros. Limitou-se em dizer que eles existem na cidade toda e que precisaria apenas tomar alguns cuidados para tentar evitar sua presença em casa, como o cuidado com ralos e entradas, principalmente as que ligam a rede de esgoto.
Ele deu algumas dicas que acredito que possam ser úteis também para outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema:
  • Escorpião não ataca. Primeiro é que o escorpião não ataca as pessoas, mas ele pode picar como reação se ele for tocado. Portanto o grande perigo é exatamente quando acidentalmente pisamos ou tocamos nele.
  • Cuidado redobrado a noite. Segundo é que ele é um animal com hábitos noturnos e se movimenta com muita velocidade, pode subir em paredes e portanto uma das primeiras recomendações que ele deixou foi que afastássemos as camas das paredes. Deixar objetos no chão também não é uma boa ideia, inclusive sapatos.
  • Rede de esgoto. Outra consideração importante é que todos os acessos à rede de esgoto deve ser bloqueada pois é dali que eles sobem, então o ralo do banheiro deve estar tampado quando não estiver tomando banho e outros ralos ou aberturas que deem acesso a rede de esgoto precisam ser tampadas tão logo não estejam sendo usadas.
  • Buracos que ligam com a parte externa. Buracos no teto também precisam de cuidados, como os espaços onde são colocados as lâmpadas ou ventiladores de teto.
  • Casa limpa. O ambiente da casa e também a área externa precisa estar limpo sem acúmulo de sujeira, especialmente de madeiras amontoadas e entulhos.

É verdade que galinhas podem ajudar?

Sim. Atualmente estou morando em um condomínio, na época em que escrevi o artigo acima ainda mora em uma casa de bairro. Aqui no condomínio, há muitas construções, inclusive muitas delas parada. Com isso, a síndica comprou uma série de galinhas e fez dois galinheiros aqui dentro. Um deles bem próximo da minha casa. O objetivo é que as galinhas possam comer não só os escorpiões, como outros bichos, como aranhas, por exemplo.
Sabemos de pessoas que tiveram problemas com escorpiões aqui, ou seja, eles ainda aparecem, mas em locais que estão distantes dos galinheiros. Pelo visto as galinhas são boas estratégias para combater este tipo de animal peçonhento. Afinal, galinha come de tudo.

Outros bichos

Lagartas são inimigas de escorpiões e portanto se tiver muitas dessas em sua casa é melhor mantê-las. Entre lagartas e escorpiões é preferível a primeira.
Baratas são alimentos para eles e portanto eis um motivo a mais para você declarar guerra às baratas. Grilos também servem de alimentos para eles.

Dedetização

A dedetização pode ser útil também, mas considere fazer dedetização contra baratas ou outros bichos que servem de alimentos para eles, assim, você elimina os alimentos dos escorpiões e com isso afasta a possibilidade deles visitarem sua casa.
Pelo que fiquei sabendo, a dedetização contra os escorpiões propriamente dita não é eficaz, pois segundo um biólogo aqui da minha cidade, ele é extremamente resistente e o veneno pode inclusive causar efeito contrário, deixando-os mais irritados e alvoroçados.

O que fazer se alguém for picado

Por fim a recomendação foi que em caso de ser picado a pessoa deveria ser encaminhada imediatamente ao hospital para receber a vacina. Mas atente para um detalhe: na minha cidade apenas um hospital tem essa vacina e portanto verifique na sua cidade se a situação é a mesma e para onde você deverá ir em caso de ser picado. Lembre-se que este animal é peçonhento (venenoso) e o cuidado com a medicação deve ser o mais rápido possível.
Outra recomendação é que se possível leve o escorpião morto ao hospital para identificar o tipo e assim aplicar a vacina correta.
Atualização:
Em agosto de 2017, fiquei muito triste com uma notícia de que uma criança de 4 anos de idade foi picado e infelizmente veio a falecer por conta disso. Segundo a notícia, o escorpião estava dentro do tênis da criança.
Diante disso é possível perceber a gravidade deste mal e a necessidade de tomarmos todos os cuidados possíveis. Releia as orientações acima e procure não deixar sapatos no chão a noite ou roupas jogadas no chão. A prevenção é a melhor arma contra este indesejável animal.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário