Centenas de pessoas no Distrito Federal tiveram o tratamento de doenças comprometido após receberem de clínica falsos diagnósticos de exames. Nesta terça-feira (31/10), a Polícia Civil desarticulou um esquema criminoso que enganava pacientes em Samambaia e no Recanto das Emas. Um homem apontado como líder do bando foi detido.
Investigadores descobriram que ele se preparava para expandir os crimes para fora do DF, pois já estava tudo certo para abrir um novo estabelecimento em Goiânia. “Muitas vítimas podem estar com uma doença grave, como aids, e não saber, por terem recebido falsos resultados de exame”, exemplifica o delegado-chefe da 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul), Júlio César de Oliveira.
As apurações começaram há cerca de dois meses. À época, duas pacientes notaram que os resultados de seus exames eram idênticos. Elas, então, consultaram um médico, que as alertou sobre a possibilidade de erro. As vítimas, na sequência, denunciaram o caso.
Thiago Henrique Silva Gonçalves, 27 anos, foi detido em casa, em Samambaia, durante a Operação Falso Resultado, deflagrada pela PCDF. Os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão e recolheram computadores da empresa. Ele se apresentava como dono da Clínica do Povo, que tem três filiais (todas alugadas). Duas ficam na cidade onde ele reside — inclusive um situado ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) — e uma no Recanto das Emas. A localização ao lado de uma grande unidade de saúde era estratégica, devido ao movimento intenso de pacientes.
O delegado acrescenta que o suspeito deixou de pagar o laboratório, que, imediatamente, interrompeu a prestação de serviços. Ainda não se sabe como, Thiago conseguiu acessar o sistema do local e, assim, passou a apenas alterar os nomes dos examinados. “O Thiago, certamente, não agia sozinho. Agora nós concentramos esforços para localizar quem o ajudava”, disse o investigador.
Após a prisão do suspeito, ao menos 10 vítimas procuraram a polícia, de acordo com o delegado, totalizando 34. Mas o número de pessoas enganadas pode ser muito maior e chegar a centenas. Thiago está detido preventivamente e responderá por estelionato e crime contra o patrimônio. A polícia concentra esforços para saber quanto Thiago e seu grupo movimentaram com a fraude.
FONTE: METROPOLES
FONTE: METROPOLES
0 comentários:
Postar um comentário