As aulas de Ciências da Natureza no laboratório têm sido muito valorosas aos alunos. Além de adquirirem mais conhecimento e da oportunidade de comprovarem a veracidade do que aprendem na teoria, eles ainda descobrem algumas curiosidades do universo científico. Dentre essas curiosidades, há aquelas diretamente ligadas à nossa própria identidade.
Nas turmas do 7º e 8º ano, a professora Ana Paula “desvendou o mistério” que nos leva a ter certa semelhança com a apetitosa banana. Muitos não sabem, mas o nosso DNA e o da fruta compartilham 50% das informações genéticas. A facilidade de atestar tal teoria permite-nos fazer o experimento até mesmo em casa, sem a necessidade de equipamentos especiais.
Para realizar a experiência, os adolescentes utilizaram os seguintes materiais: béquer, colher, peneira, álcool gelado, tubo de ensaio, água, sal e detergente. Depois de macerada, a banana foi misturada à solução de detergente e sal, coada e transportada ao tubo de ensaio onde recebeu o álcool. Após alguns minutos, já se percebia a precipitação do DNA se separando do líquido, como uma nuvenzinha que surge na imensidão do céu.
Francianne de Fátima
0 comentários:
Postar um comentário