Alunos do CCI dançam e encenam para melhor conhecimento do corpo


Está cada vez mais evidente a presença da tecnologia na escola. Direta ou indiretamente, ela ocupou um espaço significante na Educação. Isso é tão evidente que já podemos considerá-la um recurso pedagógico indispensável, se quisermos inovar e continuar “antenados” com as tendências da área. Além do que, a geração de hoje nos exige muito mais que boas explicações e informações.
Seja qual for o nosso objetivo ao utilizá-la, precisamos fazê-lo de forma a aprimorar efetivamente o aprendizado dos alunos, levando-os a se apaixonarem pelas aulas, como aconteceu no 6º e 7º ano. Na disciplina de Educação Física, a era digital não só divertiu como deu uma “mãozinha” ao conteúdo sobre as variações da dança.
Para mostrar o que aprenderam acerca da diversidade cultural e do universo rítmico, o professor Thiago os avaliou por meio de jogos eletrônicos. Com o Kinect, eles apresentaram o “Just Dance”, repetindo movimentos coreografados pelo próprio jogo. A timidez também foi deixada de lado nas performances exibidas em Artes.
Nesta, os estudantes criaram coreografias, associando-as aos elementos da dança e do teatro. Temas do cotidiano, sentimentos (depressão, loucura, paixão) e narrativas cênicas foram expressos apenas com gestos. Em ambas as atividades, os educadores intuíram o desenvolvimento, a exploração e o melhor conhecimento do corpo.
O MEU TRABALHO É REFERENTE AO CONTEÚDO DE "EXPRESSÃO CORPORAL".OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS NO QUAL AMBOS PRECISAVAM DESENVOLVER UMA COREOGRAFIA , USANDO OS ELEMENTOS DANÇA E TEATRO, AMBOS CRIARAM UMA SEQUENCIA DE MOVIMENTO , SENDO QUE NÃO PODERIAM FALAR E SOMENTE EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS ATRAVÉS DE GESTOS.OS TEMAS USADOS NOS GRUPOS RETRATAVA-SE SOBRE DEPRESSÃO/HOSPÍCIO/ FATOS DO DIA A DIA/PEÇAS NARRATIVAS E OUTROS. O OBJETIVO DA ATIVIDADE É ESTIMULAR OS ALUNOS A SE CONHECEREM E SE VER DE UMA FORMA QUE NÃO SEJA O SEU DIA DIA.
O trabalho de Educação Física tem como conteúdo a DANÇA e tem o objetivo de aproximar os alunos do universo rítmico e da expressão corporal.
Trabalho realizado com as turmas do 6 ano e 7 ano, inicialmente eles tem aulas teóricas da diversidade cultural da dança, baseada no livro positivo, onde o 6 ano aprende sobre danças folclóricas como por exemplo o Maculelê, já o 7 ano aprende as variações da dança, com destaque para os ritmos SAPATEADO e DANÇA DE SALÃO.
O desenvolvimento do trabalho em ambos os seguimentos é a aproximação dos alunos com a dança, tentando romper preconceitos e a vergonha, no 6 ano e no 7 ano os alunos tem contato com a dança através dos jogos eletrônicos, assim utilizando a ferramenta tecnológica na qual os alunos já são acostumados no seu dia a dia. O recurso tecnológico utilizado é o vídeo game, através da ferramenta Kinect, que capta os movimentos dos alunos enquanto dançam e se divertem no jogo popularmente conhecido no mundo todo "Just Dance", no qual repetem movimentos coreográficos reproduzidos pelo jogo e ao final recebem uma nota do próprio jogo de acordo com seu desempenho individual, mesmo dançando em grupos de 3 a 4 alunos por vez.
A utilização desse recurso é para aproveitar a descontração do jogo para a quebra dos preconceitos e da vergonha, aproximando os alunos da dança e preparando eles para o 8 ano, onde o conteúdo de dança é trabalhado de forma mais intensa, com teoria e a prática trabalha a criatividade dos alunos, montando coreografias e utilizando roupas características dos estilos músicas trabalhados.

Francianne de Fátima

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário