Vacinação antirrábica será feita em dois dias no DF. Confira as datas


A campanha de vacinação contra a raiva para gatos e cães terá dois dias no Distrito Federal: 25/11 para áreas urbanas e 2/12 para as propriedades rurais. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 271.408 mil animais nessas áreas, o equivalente a 80% da população desses bichos no DF.
O Ministério da Saúde disponibilizou 350 mil doses, informou a pasta nesta terça-feira (3/10). Os postos funcionarão das 9h às 17h nos dois dias.
Para o ano que vem, entretanto, o sistema vai mudar.  A vacinação antirrábica será feita de forma descentralizada e estará disponível não só nos postos da Secretaria de Saúde, mas em consultórios, clínicas, hospitais credenciados e instituições de ensino superior.
No atual modelo, dez unidades da Divisão de Vigilância Ambiental passam a oferecer as doses de forma rotineira. No modelo descentralizado, serão mais 565 pontos de vacinação.
A previsão é de que a nova sistemática seja implementada entre maio de 2018 e maio de 2019. Por meio de edital de chamamento público, haverá a adesão de instituições parceiras, públicas e privadas. A expectativa é de cada parceiro vacinar cerca de mil animais ao ano.
Descentralização ocorrerá em etapas
O processo de descentralização ocorrerá em três etapas, a partir de outubro de 2017 até 2020.
  • 1ª etapa: de outubro de 2017 a abril de 2018
  • 2ª etapa: de maio de 2018 a maio de 2019
  • 3ª etapa: de junho de 2019 a maio de 2020
Na primeira fase, a expectativa é credenciar cem clínicas e instituições de ensino. Na segunda etapa, serão cadastradas mais 200 clínicas, o que totalizará 300 entidades. Na terceira, por sua vez, serão mais 265 instituições.
O objetivo é ampliar a oferta gratuita da vacina antirrábica em todas as regiões do DF. O produto vai ficar disponível durante o ano inteiro, em quantidade suficiente para todos os pets, e será aplicado por agendamento
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário