
O brasiliense continua a se perguntar, pelo quarto dia seguido, onde estão as chuvas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta terça-feira (24/10), mais uma vez, a previsão é de pancadas isoladas no Distrito Federal. Ou seja, o tempo vai ficar nublado a parcialmente nublado, mas deve chover pouco e em apenas alguns pontos. Temporais só chegam a partir de sexta-feira ou sábado.
Conhecidas como chuvas isoladas, as pequenas pancadas são difíceis de serem previstas, admite o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet. Enquanto profissionais conseguem visualizar tempestades a partir de imagens de satélites, esses chuviscos dependem das características do local, não de correntes de ar do planeta. "Elas acontecem por causa da topografia ou da vegetação, não por sistemas frontais", explica. Segundo Melo, isso significa que pode chover forte na Asa Norte, enquanto o sol brilha na Asa Sul. "Por isso, chamamos de chuvas isoladas", acrescenta.
A falta de uma massa de ar fria explica, em parte, o porquê de o ar seco persistir na região, mesmo com o céu encoberto. A umidade relativa do ar varia entre 85%, registrados nesta manhã, e 20% — índice que coloca o DF automaticamente em estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A temperatura caiu um pouco pela manhã, com mínima de 16°C registrada no Gama. À tarde, o calor volta, com máximas de até 34°C.
Situação crítica
O brasiliense torce, também, para que as tais chuvas isoladas caiam sobre os reservatórios que abastecem o DF. Na segunda-feira (23/10), a represa de Santa Maria fechou o dia com 24,2% do volume útil disponível. O valor é ainda mais preocupante no sistema Descoberto, que opera com somente 9% da capacidade.
0 comentários:
Postar um comentário