Logo do HTML Dog

Inscrições para o PAS têm início nesta segunda-feira

Começa hoje o período de inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Alunos do ensino médio que pretendem ingressar na Universidade de Brasília (UnB) por meio do programa devem pagar uma taxa de R$ 120, mas podem pedir isenção se estiverem enquadrados nas possibilidades previstas nos editais. A previsão é de que as provas sejam aplicadas em 3 de dezembro.

 
Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão inserir uma fotografia individual, colorida, tirada nos últimos seis meses, em que necessariamente apareça a cabeça descoberta e o tronco. A inscrição somente será efetivada com o envio da foto e os estudantes têm até o dia 25 de setembro para se candidatar.

Neste ano, as vagas serão destinadas aos alunos que iniciaram a seleção no subprograma 2015 e, portanto, estão no terceiro ano do ensino médio, como é o caso da Anna Nélia Rodrigues, 17, que sonha em ser médica. Para se preparar para a última etapa, ela estuda cerca de 8h por dia e, aos fins de semana, 10h. “Assisto videoaula, leio apostilas, faço fichas de resumo e exercícios. O segredo é a organização”, garante. A estudante escreveu, na própria mesa de estudos, “eu vou ser médica”. É uma forma de manter o foco. “Perdi amigos, pois já não saio com frequência, mas estudar para medicina é minha meta e estou com boas expectativas. Não vejo concorrentes, só vejo o meu esforço”, diz.

A família de Anna não tem condições de financiar um curso de Medicina em universidades particulares. A UnB e a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) são as únicas opções. “Quando acabo de estudar as matérias do dia, já organizo o que estudarei no dia seguinte. Costumo me dar recompensas quando cumpro as minhas metas de estudo”, afirma a estudante, que mora a 40km da escola particular na qual estuda, no DF. As redes sociais, para ela, são as maiores tentações. Quando vai estudar, Anna deixa o celular de lado. “Ninguém vai entrar na universidade por mim. Se não fizer assim, não vou conseguir”, pontua.

Dicas


Anna segue à risca o que indica a professora Ana Beatriz Costa, 38. Há oito anos lecionando português e literatura, a educadora recomenda que alunos resolvam provas anteriores do PAS. “Os modelos são parecidos, responder questões passadas faz o aluno encontrar menos dificuldades no momento da prova. E é importante ler o edital”, explica.

A leitura de jornais e revistas ajuda os candidatos a ampliarem os horizontes e a gabaritarem questões de atualidade. Segundo a educadora, as provas costumam ser contextualizadas, por isso, é  importante misturar temas. “Alunos do terceiro ano do ensino médio sempre são mais focados. No primeiro ano, ainda são muito novos e não têm a noção da importância do PAS”, observa.

Afonso Celso Danus, especialista em educação, acredita que o PAS “é uma avaliação menos traumática do que o vestibular tradicional”, já que é possível distribuir mais os conteúdos. “Não é o tipo de avaliação a ser estudada na reta final. Para um bom desempenho, é necessário o estudo a longo prazo”, ressalta. Do ponto de vista das teorias da atenção, segundo o especialista, é mais produtivo estudar de modo distribuído do que de modo concentrado. “Não é recomendável estudar um assunto por muito tempo, 40 minutos de estudo para cada tema são mais eficazes. O estudo não é uma democracia, o aluno deve se dedicar mais a temas nos quais não tem muitas habilidades”, recomenda. 

Dicas
» Estudar de modo distribuído: 
É mais produtivo dedicar-se a um tema diferente a cada 40 minutos.

» Escolher temas de maior dificuldade
O estudo não deve ser uma democracia. Dê prioridade para conteúdos em que se tem menos habilidade.

» Ler o edital
Nem todos têm esse hábito. É importante entender e anotar prazos, valores e conteúdos a serem estudados.

» Leia e dialogue
Ler em voz alta, fazer pequenos resumos e anotar palavras-chave ajudam na memorização.

» Resolva problemas
Para questões de matérias exatas, a resolução de problemas já é um requisito. Mas, para matérias humanas, é recomendável reescrever o que se leu, com as próprias palavras, para levar o conteúdo para a memória de longa duração.

» Ler jornais e revistas
Temas atuais sempre estão na contextualização das questões do PAS.
Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário