Os chamados bolsões estão previstos na Resolução nº 550, de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, explica que a medida serve para que os motociclistas fiquem mais bem posicionados, perto dos sinaleiros fechados, e, assim, saiam na frente dos carros no sinal verde, para aumentar a segurança.
Na madrugada desta quarta-feira (20), já foram instaladas cinco dessas áreas exclusivas nos cruzamentos de cinco semáforos da S1.
Segundo Fonseca, Brasília tem cerca de 195 mil motos, e elas estão em um terço dos acidentes graves registrados. “Vamos trabalhar para que não haja nenhuma morte de motociclista”, resume o diretor-geral.
Estatísticas do Detran-DF mostram que houve uma redução de 20% no número de mortes de motociclistas no trânsito de janeiro a agosto de 2017 — foram 52 — comparado ao mesmo período do ano passado: 65.
Motoboy há 20 anos, Domingos de Assis, de 38 anos, aprovou a novidade do lugar exclusivo para os veículos antes dos faróis. “Evita que o carro bata na traseira da moto.”
O Eixo Monumental foi adotado como projeto-piloto pelo grande volume de motos que ali circulam e pelo alto índice de acidentes no local.
Depois do Plano Piloto, as próximas regiões administrativas a receberem a iniciativa serão Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras.
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