![]() |
| Foto: Secretaria de Segurança Pública/GDF/Divulgação |
A Fundação de Amparo ao Trabalhador preso do DF (Funap-DF), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, conseguiu desde o primeiro semestre desse ano, alocar sentenciadas que estão no regime semiaberto na Penitenciaria Feminina de Brasília, em vagas de emprego.
As mulheres internas ganham a oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e recebem seus salários, cerca de 200 delas, que se encontram em regime semiaberto e aberto, estão em empresas públicas e privadas no DF, por meio de contrato via Funap.
O diretor-executivo da entidade Nery do Brasil, relata a importância de fazer novos contratos com empresas públicas e privadas, para inserir sentenciadas no mercado de trabalho. “As novas parcerias foram fundamentais para garantir oportunidade de inclusão produtiva para as internas. Sabemos da importância que o trabalho representa para o reingresso da pessoa presa à sociedade”, afirmou o diretor.
A Funap mantém 76 contratos para alocação de mão de obra de homens e mulheres sentenciados para todo o DF. Um dos novos convênios é a parceria com a Novacap que é responsável por ceder espaço para 33 internas.
De acordo com a Funap as presas passam por uma qualificação de mão de obra, oferecida por profissionais, por meio do programa Pronatec Mulheres Mil, por meio da Secretaria de Educação, para assim, facilitar o reingresso no mercado de trabalho. A capacitação profissional que começou em abril, já beneficiou 85 internas, com cursos de recepcionista, costureira e assistente administrativo.
De acordo com Nery Brasil a Funap, mesmo com saldo positivo, busca novas parceria para melhorar as oportunidades de trabalhos aos homens do semiaberto, onde cerca de 700 reeducando ainda esperam por vagas de emprego.
Eduarda Fernandes


0 comentários:
Postar um comentário