DF e Goiás discutem ações conjuntas para desenvolver o Entorno

Para ajudar no desenvolvimento da chamada Área Metropolitana de Brasília — formada por 12 municípios goianos localizados no Entorno do DF —, autoridades das duas unidades federativas se reuniram, nesta quinta-feira (4), na Residência Oficial de Águas Claras.



O governador Rodrigo Rollemberg abriu o evento, organizado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). “Considero essa iniciativa muito importante. Nesse cenário de dificuldades financeiras, temos de nos unir para criar políticas públicas sustentáveis”, avaliou.
Para Rollemberg, o maior desafio para Brasília e a região adjacente é oferecer maior qualidade de vida à população, distribuir renda e gerar empregos. O governador de Goiás foi representado pelo secretário de Gestão e Planejamento do Estado, Joaquim Figueiredo Mesquita.
Entre as principais questões colocadas pelos gestores como temas a serem debatidos estão a mobilidade urbana, a saúde e a segurança na região. No formato de workshop, o encontro foi dividido em dois painéis.
O primeiro, de abertura, debateu um modelo de governança que considere os fluxos entre os municípios e o DF, e atenda às necessidades da região. O segundo se dedicou a pensar uma agenda comum com foco na integração e desenvolvimento.
Além da condução do presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, os painéis contaram com a participação de especialistas da companhia.
A Área Metropolitana de Brasília é composta por:
  • Águas Lindas de Goiás
  • Alexânia
  • Cidade Ocidental
  • Cocalzinho de Goiás
  • Cristalina
  • Formosa
  • Luziânia
  • Novo Gama
  • Padre Bernardo
  • Planaltina de Goiás
  • Santo Antônio do Descoberto
  • Valparaíso de Goiás
Prefeito de Águas Lindas e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, Hildo do Candango ressaltou a importância do encontro e pediu maior assiduidade para discutir assuntos de interesse da região.
“A maior dificuldade hoje [para o desenvolvimento] é a falta de recursos, nossas receitas ainda são pequenas. Além disso, são municípios de alta vulnerabilidade social”, resumiu.

Obras hídricas, saúde, mobilidade e combate à dengue

O governador Rollemberg citou ações em curso que beneficiarão, além do DF, o Entorno. Em construção, as estações de captação e de tratamento de água do Sistema Produtor Corumbá 4, por exemplo, vão abastecer 1,3 milhão de pessoas nas duas unidades federativas. A obra, orçada em cerca de R$ 540 milhões, é uma parceria entre os dois governos.
“Essa obra é estratégica e vai completar o sistema de abastecimento. A retomada da obra, no lado de responsabilidade de Goiás, só depende de uma autorização. Na parte da Caesb, está caminhando muito bem. Ela trará segurança hídrica, ao lado de outras melhorias, pelo menos para os próximos 20 anos”, afirmou.

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário