Rollemberg anuncia plano integrado para combater crise hídrica no DF

O governador Rodrigo Rollemberg apresentou, na manhã desta sexta-feira (10), o Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica. A medida visa aumentar ainda mais o racionamento de água no Distrito Federal, por meio de ações de emergências que devem durar até 180 dias.
Entre as propostas do plano, iniciado no dia 24 de janeiro, estão: identificação de recursos de captação de água, ação conjunta entre os órgãos e as dimensões de enfrentamento. As medidas devem contribuir para o aproveitamento das águas em regiões abastecidas pelos reservatórios do Descoberto e Santo Maria.
“Nós tivemos pela primeira vez dois anos um volume de chuva muito baixo. Este ano, o nível de água do abastecimento da Barragem do Descoberto está com 30% a menos em relação ao mesmo período do ano passado”, frisou o governador.
Segundo Rollemberg, as dimensões do enfrentamento foram divididas em quatro etapas, sendo elas: fiscalização, infraestrutura, educação e regulamentação.
O governador apontou também a grilagem e ocupações irregulares do solo como um dos grandes problemas que contribuem para a escassez de água no DF.
“Estamos enfrentando resistências para combater a grilagem e ocupação irregular do solo, que tem forte impacto na qualidade das águas que abastecem o DF”, ponderou.
Em seguida, Rollemberg disse contar com a ajuda de toda a população para superar a crise. “Este é um desafio da sociedade e do governo. Nós temos que construir alternativas para enfrentar esse problema juntos. Tenho confiança que por meio dessa mobilização sairemos maior e melhores mediante essa crise hídrica”.
Participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o secretário do Meio Ambiente, André Lima, e o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivens Lúcio.

fonte: Jornal de Brasília

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário