A preferência dada ao pedestre na faixa teve como marco o dia 1º de abril de 1997. A implantação desse dispositivo foi precedida de uma intensa campanha de conscientização de condutores, pedestres e de toda sociedade, realizada pelos órgãos de trânsito e com amplo apoio da mídia. A medida foi implementada inicialmente em algumas faixas do Plano Piloto e, atualmente, é cumprida em mais de 5 mil faixas em todo o Distrito Federal.
Em 1996, ano anterior a implantação da faixa, 266 pedestres morreram atropelados nas vias locais. O número caiu 24% já em 1997. Mesmo com o aumento de 154% da frota do DF nos últimos 20 anos – de 660 mil veículos, em 1997, para 1.679.383, em 2017 – o total de pedestres mortos sofreu redução de 50%: em 2016, 132 morreram em pontos de travessia. Nesses 20 anos, as mortes em faixas de pedestres representaram 3,4% do total de óbito de vítimas de atropelamentos.
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