
Cerca de mil casas ficaram destelhadas em decorrência dos ventos de até 60 quilômetros por hora que assolaram o local. Também houve quedas de estruturas, de postes, de árvores e alagamentos nas edificações. As fortes chuvas começaram por volta das 20 horas de quarta-feira (19), e as ocorrências se concentraram nas Quadras 419, 511, 315, 115 e 425. Com o fenômeno meteorológico, cinco pessoas ficaram feridas, e uma morreu após ser atingida por um muro.
Para atender os moradores afetados pela tempestade, a Defesa Civil montou uma tenda na QR 115, em frente à Creche Ipê Roxo. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) enviou equipes na manhã desta quinta para podar árvores e desobstruir vias.
“Vamos nos organizar ainda mais para garantir a recuperação de Samambaia o quanto antes”, reforçou o secretário das Cidades, Marcos Dantas, durante vistoria nas áreas atingidas. O titular da secretaria aproveitou para, em nome do governo de Brasília, prestar condolências à família do homem de 32 anos que morreu. “Ficaremos aqui dia e noite, não sairemos daqui enquanto a situação não se normalizar”, afirmou Dantas.
Logo após o ocorrido, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na região afetada para avaliar a atuação do governo no local.
Escolas fechadas por 72 horas
As aulas estão suspensas por 72 horas nas escolas em situação mais grave. A Secretaria de Educação divulgou uma relação de danos causados pelo temporal em 22 unidades de ensino: ECs 111, 121, 303, 317, 325, 410, 415, 425, 431, 501 e 511; CEI 307; CEFs 407, 411 e 519; CEDs 123 e 619; Caic Ayrton Senna; Ipê Roxo; Paineira; Mãe dos Homens e Pica-pau Branco. São casos de falta de energia, destelhamento, infiltração, árvores ou muros caídos – ou com risco de cair – e salas destelhadas ou inundadas, entre outros.
Assistência social à população
Cerca de 800 moradores atingidos pela tempestade foram cadastrados para a avaliação da necessidade de auxílio social. A ideia é distribuir, de acordo com o levantamento de vulnerabilidade social, parcelas de R$ 408, de forma que cada família possa receber até seis por um ano.
Àqueles prejudicados pela tempestade distribuíram-se 330 cestas básicas emergenciais, 20 colchões e cem telhas. Para a reconstrução das casas, aSecretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanosofereceu 5 mil telhas.
Quem não conseguiu ser atendido até as 18 horas de hoje no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) recebeu senhas para esta sexta-feira (21), a partir das 8 horas. Segundo a Secretaria do Trabalho, o atendimento poderá ser estendido até sábado (22). O Creas fica na QN 419, Área Especial 1.
Cinquenta internos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), entre pintores, eletricistas e pedreiros, vão ajudar na recuperação dos equipamentos públicos, como escolas e creches, e outros locais onde os engenheiros da Secretaria de Educação e a Defesa Civil avaliarem ser necessário intervir.
Doações para a população atingida
A Administração Regional de Samambaia organizou campanha de doação de materiais de construção. A entrega de donativos de empresários deve ser feita no ginásio de esportes, no Setor Urbano, Quadra 301, em frente à administração regional. Cidadãos comuns que tenham sobras de materiais também podem participar. Servidores da área social do governo farão a triagem e a distribuição de acordo com as necessidades de cada morador.
Durante vistoria às áreas afetadas, a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg destacou a ação do Portal do Voluntariado no processo solidário como espaço para mobilização de entidades. “Estamos buscando voluntários da área de recuperação de casas, para doação de alimentos e para acolhimento psicológico”, ressaltou. Há dois endereços como referência para quem quiser levar doações às famílias necessitadas: a Coordenação Regional de Ensino de Samambaia (Quadra 104, Conjunto 5, Samambaia Sul) e a Igreja Nossa Senhora das Graças (Quadra 431, Conjunto B, Samambaia Norte).
“Também queremos vestuário, sapatos e o que mais for preciso para fortalecer essas famílias”, solicitou a colaboradora do governo a todos que puderem ajudar.
CEB recupera rede de energia
Até o fim da tarde desta quinta-feira (20), 4.974 casas estavam sem luz. A Companhia Energética de Brasília (CEB) continuará o trabalho de reconstrução das redes danificadas durante a madrugada e o dia da sexta-feira até concluir o reparo. Em alguns pontos, a volta do fornecimento de energia ocorrerá nos próximos dias, a depender da gravidade da situação (quantidade de postes caídos, por exemplo).
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) mobilizou 200 agentes, que trabalharam na retirada de 25 caminhões de lixo e de entulho. Na sexta-feira (21), o trabalho prossegue com uma equipe de 170 pessoas.
Para o caso de novas emergências médicas, a Secretaria de Saúde, com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), montou uma unidade de atendimento emergencial dentro da Creche Ipê Roxo. Também há equipes prestando apoio psicológico às famílias.
0 comentários:
Postar um comentário