Estudantes que ocupavam o posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), na Rodoviária do Plano Piloto, deixaram o local por volta das 8h desta terça-feira (7). Segundo a Polícia Militar, três mulheres e sete homens, sendo dois mascarados, saíram do local para fazer o revezamento com outro grupo. No entanto, a corporação impediu a entrada dos manifestantes. O grupo havia passado a noite no local, sem água e energia.
A ocupação foi motivada por uma falha no sistema de bilhetagem eletrônica do passe livre estudantil. Além disso, o protesto culminou no bloqueio do Eixo Monumental, no fim da tarde de ontem.O grupo à frente do ato, cujo movimento é intitulado Estudantes Sem Catraca, alegou que, durante toda a manhã, beneficiários do passe livre permaneceram nas filas da ouvidoria do DFTrans para serem atendidos, mas foram distribuídas apenas 200 senhas.
Quem conseguiu ser atendido teria sido informado de que os acessos do cartão voltariam apenas daqui a 20 dias. O transtorno teria motivado primeiro o bloqueio das vias e, diante da pressão para liberar o trânsito, o grupo decidiu ocupar novamente o DFTrans.
Resposta
A autarquia confirmou as falhas, em parte. O DFTrans alegou que foram identificados problemas nos validadores de alguns ônibus que não atualizaram a lista de dados dos cartões do passe livre estudantil. As empresas foram notificadas, e essa atualização deveria ocorrer de ontem para hoje, de modo que, a partir de agora, os estudantes que tiveram o cadastro aprovado pelo site não terão problema para passar nas catracas (seja utilizando cartões novos ou antigos).
É necessário que quem ainda tem pendências acesse o site www.passelivreestudantil.df. gov.br e, por meio do espaço “Acompanhe seu Cadastro”, as resolva.
Já os estudantes que tiveram o cadastro aprovado e necessitam trocar de cartão devem ficar atentos para ver se já receberam e- mail de agendamento. Também é possível fazer a consulta pelo site do passe livre, por meio da aba “Consulte seu Agendamento”.
Saiba mais
Segundo a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas ocupavam a unidade na noite de ontem. Não houve registro de dano ao patrimônio até o fechamento desta edição.
Os manifestantes apontam chips queimados e vários relatos de viagens “sumindo” dos cartões entre as queixas, além da demora na entrega e análise dos cartões.
Os manifestantes apontam chips queimados e vários relatos de viagens “sumindo” dos cartões entre as queixas, além da demora na entrega e análise dos cartões.

0 comentários:
Postar um comentário