Logo do HTML Dog

Cem mil ucranianos fogem de suas casas



Quase 100.000 pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia e milhares buscaram refúgio no exterior após a invasão russa, disse a ONU nesta quinta-feira(24).

“Acreditamos que cerca de 100.000 pessoas já fugiram de suas casas e podem ter se mudado para dentro do país e que vários milhares cruzaram as fronteiras internacionais”, disse à AFP Shabia Mantoo, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

“Todo mundo que pode está fugindo”, explica Krisztian Szavla, um dos primeiros refugiados ucranianos que chegaram à Hungria nesta quinta-feira (24) a partir da Transcarpathia (oeste), onde vive uma grande minoria húngara.

“Não queremos passar pelo que eles estão passando nas montanhas do leste, acordando com sirenes e os russos bombardeando sua cidade”, diz o ucraniano de 28 anos em um posto de gasolina em Záhony, do lado húngaro da fronteira.

A região ucraniana de Transcarpathia, isolada do resto do país pelas montanhas dos Cárpatos, é um mosaico de grupos étnicos no qual os húngaros são a maior população (130.000 pessoas).

“Por outro lado, há filas de uma hora para comprar gasolina, caixas eletrônicos de bancos estão vazios, como prateleiras de lojas”, diz Szavla, que planeja ficar com amigos no leste da Hungria por um tempo.

Share on Google Plus

About CRIATIVO PUBLICIDADE

0 comentários:

Postar um comentário